L
  • Administrador

Luis Fernando Tividini de Oliveira

Brasília (DF)

Comentários

(74)

Recomendações

(138)
Márcio Xavier, Professor
Márcio Xavier
Comentário · há 10 anos
Não sou jurista e, portanto, sou incapaz de discutir a questão sob ótica do Direito ou das leis. Sou um reles consultor empresarial em Tecnologia e professor universitário na área de Educação.

Posto isso, me pautarei sobre vivências e testemunhos. Conheci e conheço alguns casos bem "diferentes" no que diz respeito ao matrimônio. As dezenas de casais homoafetivos, entre meus alunos e colegas de trabalho nem vale comentar. Já passa do tempo de encararmos isso como legítimo, embora abundem os resistentes.

Mas conheço também trios afetivossexuais, de diferentes conformações. Vivem sob o mesmo teto, compartilhando casa, finanças, vida doméstica e inclusive filhos. Sei de um trio de mulheres. Duas delas trouxeram consigo seus filhos. A terceira ou não quis gerar algum ou não pôde. Vivem como qualquer casal. Vejo em fotos de passeios e viagens, todos sorridentes, sobretudo as crianças. Afinal, ter três mães pode ser algo digno de inveja para muitos órfãos.

Conheço um trio composto por dois homens e uma mulher. Um deles é aluno meu. Eles têm dois filhos. O trio vive na mesma casa, dorme na mesma cama. Não enveredarei aqui pelas questões afetivossexuais deles, porque nada sei a respeito (e não é da minha conta).

Conheço um trio também "casado" de duas mulheres e um homem. Vivem juntos há alguns anos e não têm filhos. O "varão" disse que pretenderem ter filhos. Ainda não decidiram qual das mães gerará ou se cada uma terá um ou mais. Uma das mulheres afirmou a mim que ama o homem e a outra mulher como cônjuges.

Uma coisa é o Estado "não se meter" na seara privada impondo punições aos "diferentes". Mas no fundo o Estado INTERFERE SIM! Ao normatizar e legalizar apenas um tipo de relação, em detrimento de outras, está impondo sob a forma de amparo/desamparo (previdenciário, por exemplo) um código moral claramente enraizado em princípios de determinada religião. As desculpinhas são múltiplas: "anormalidade", "preocupação com as crianças" (menos com as abandonadas nas ruas!), falta de embasamento legal, falta de... Zzzzzzz.

Ora, meus caros, as leis são feitas para regulamentar práticas sociais e estas nascem muito antes das leis. Nós humanos somos seres sócio-históricos. Criamos e recriamos nossos costumes, reavaliamos, mudamos. Estamos falando de uniões consensuais, afetividade, estabelecimento de vínculos sociais construídos por adultos.

Mas infelizemente nossa sociedade (diz que) sacraliza coisas inventadas como se fossem cláusulas pétrias. Enquanto muitos dos moralistas fazem às sombras o que alguns coerentes preferem viver às claras.

Amparo sim, para todo tipo de núcleo familiar! Dever do Estado.
3
0

Perfis que segue

(8)
Carregando

Seguidores

(6)
Carregando

Tópicos de interesse

(9)
Carregando
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como Luis

Carregando