Logo do Jusbrasil com acesso para a página inicial
Todos
Todos
Artigos e Notícias
Jurisprudência
Diários Oficiais
Modelos
Peças Processuais
Legislação
Consulta Processual
Doutrina
Buscar no Jusbrasil
Cadastre-se
Entrar
Home
Consulta Processual
Jurisprudência
Doutrina
Artigos
Notícias
Diários Oficiais
Peças Processuais
Modelos
Legislação
Diretório de Advogados
L
Administrador
Luis Fernando Tividini de Oliveira
Brasília (DF)
6
seguidores
8
seguindo
Seguir
Comentários
(
74
)
L
Luis Fernando Tividini de Oliveira
Comentário ·
há 9 anos
O namoro de Tati Quebra Barraco e Immanuel Kant
Canal Ciências Criminais
·
há 9 anos
Excelente reflexão e título muito provocativo, quebrando paradigmas e esterótipos sociais ao colocar Tati e Kant lado a lado.
Por que funkeira e favelada não pode filosofar? Porque no Brasil é comum imaginar que pobre da comunidade não pode raciocinar e que todos são bandidos ou interesseiros ou mão de obra servil e barata.
Triste e real
2
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
L
Luis Fernando Tividini de Oliveira
Comentário ·
há 10 anos
1.000.000 de inscritos nos quadros da OAB. Isso é bom?
Perfil Removido
·
há 10 anos
A marca de 1 milhão é impressionante para OAB e para a categoria.
Não vejo a população comemorar efusivamente essa conquista, se é que podemos qualificá-la assim.
A "quantidade" não implica necessariamente em "qualidade".
Para o povo comum, tipo eu, o mais importante é a celeridade nos julgamentos e decisões na nossa letárgica justiça e, não sei o quanto um milhão de advogados contribui ou atrapalha esse processo.
Acho que a própria categoria é culpada, vítima e testemunha dessa prolixidade judiciária.
Há quem diga que essa pachorra seja um modo proposital de se garantir espaço e trabalho a todos.
Abraço e parabéns pelo milhão.
4
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
L
Luis Fernando Tividini de Oliveira
Comentário ·
há 10 anos
Quero ter dois amores, mas o Estado não deixa
Wagner Francesco ⚖
·
há 10 anos
Boa Cabral, nosso Direito está eivado de interesses moralistas e religiosos, e a igreja Católica tem sua parcela de culpa (ou pecado...kkk) nisso.
Vide o caso de algumas comunidades indígenas. Muitas delas permitem a bi e poligamia e todos da tribo tem cuidados e responsabilidades sobre os filhos, independentemente da paternidade.
Já pensou o quanto seria bom se esse exemplo fosse reproduzido nas nossas sociedades "evoluidas"?
1
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Carregar mais
Recomendações
(
138
)
W
Weslei Estagiário
Comentário ·
há 9 anos
ATENÇÃO: Ato de nomeação de Lula para o cargo de ministro é NULO! Atualizações...
Leonardo Sarmento
·
há 10 anos
Prezado Herbert,
A indicação do Moreira Franco como ministro da Secretaria-Geral da Presidência pelo presidente Temer irá revelar ou já revelou a pratica do direito penal do AUTOR. Pois, temos um mesmo FATO na minha opinião, porém cade os indignados comentaristas ou artigos "jurídico" sobre o assunto?
3
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Veronica Santos
Comentário ·
há 10 anos
Quero ter dois amores, mas o Estado não deixa
Wagner Francesco ⚖
·
há 10 anos
Mas pode ser mais gente para contribuir também e não só dividir.
3
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Márcio Xavier
Comentário ·
há 10 anos
Quero ter dois amores, mas o Estado não deixa
Wagner Francesco ⚖
·
há 10 anos
Não sou jurista e, portanto, sou incapaz de discutir a questão sob ótica do Direito ou das leis. Sou um reles consultor empresarial em Tecnologia e professor universitário na área de Educação.
Posto isso, me pautarei sobre vivências e testemunhos. Conheci e conheço alguns casos bem "diferentes" no que diz respeito ao matrimônio. As dezenas de casais homoafetivos, entre meus alunos e colegas de trabalho nem vale comentar. Já passa do tempo de encararmos isso como legítimo, embora abundem os resistentes.
Mas conheço também trios afetivossexuais, de diferentes conformações. Vivem sob o mesmo teto, compartilhando casa, finanças, vida doméstica e inclusive filhos. Sei de um trio de mulheres. Duas delas trouxeram consigo seus filhos. A terceira ou não quis gerar algum ou não pôde. Vivem como qualquer casal. Vejo em fotos de passeios e viagens, todos sorridentes, sobretudo as crianças. Afinal, ter três mães pode ser algo digno de inveja para muitos órfãos.
Conheço um trio composto por dois homens e uma mulher. Um deles é aluno meu. Eles têm dois filhos. O trio vive na mesma casa, dorme na mesma cama. Não enveredarei aqui pelas questões afetivossexuais deles, porque nada sei a respeito (e não é da minha conta).
Conheço um trio também "casado" de duas mulheres e um homem. Vivem juntos há alguns anos e não têm filhos. O "varão" disse que pretenderem ter filhos. Ainda não decidiram qual das mães gerará ou se cada uma terá um ou mais. Uma das mulheres afirmou a mim que ama o homem e a outra mulher como cônjuges.
Uma coisa é o Estado "não se meter" na seara privada impondo punições aos "diferentes". Mas no fundo o Estado INTERFERE SIM! Ao normatizar e legalizar apenas um tipo de relação, em detrimento de outras, está impondo sob a forma de amparo/desamparo (previdenciário, por exemplo) um código moral claramente enraizado em princípios de determinada religião. As desculpinhas são múltiplas: "anormalidade", "preocupação com as crianças" (menos com as abandonadas nas ruas!), falta de embasamento legal, falta de... Zzzzzzz.
Ora, meus caros, as leis são feitas para regulamentar práticas sociais e estas nascem muito antes das leis. Nós humanos somos seres sócio-históricos. Criamos e recriamos nossos costumes, reavaliamos, mudamos. Estamos falando de uniões consensuais, afetividade, estabelecimento de vínculos sociais construídos por adultos.
Mas infelizemente nossa sociedade (diz que) sacraliza coisas inventadas como se fossem cláusulas pétrias. Enquanto muitos dos moralistas fazem às sombras o que alguns coerentes preferem viver às claras.
Amparo sim, para todo tipo de núcleo familiar! Dever do Estado.
3
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Carregar mais
Perfis que segue
(
8
)
Carregando
Seguidores
(
6
)
Carregando
Tópicos de interesse
(
9
)
Carregando
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres
Criar minha conta
Outros perfis como Luis
Carregando